“A obesidade é hoje uma pandemia muito mais letal do que a da covid-19”
John Preto, cirurgião e director do Centro de Responsabilidade Integrada de Obesidade do Hospital de São João, no Porto, confirma que a covid-19 tende a ter um desfecho mais grave nos obesos. E diz-se preocupado com o impacto do confinamento no excesso de peso da população
Ainda sem estudos que quantifiquem esta realidade em Portugal, pode desde já dizer-se que o impacto da covid-19 foi mais grave em doentes obesos ou com excesso de peso, segundo o director do Centro de Responsabilidade Integrada de Obesidade do Hospital de São João, no Porto. Para o cirurgião John Preto, o confinamento vai agravar as taxas de obesidade e excesso de peso que, em Portugal, atingem já 60% das pessoas com 15 ou mais anos de idade. “A obesidade é hoje uma pandemia muito mais letal do que a da covid-19”, garante, em vésperas do Dia Nacional de Luta contra a Obesidade.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.