Feiras em Lisboa retomam este fim-de-semana com condicionamentos
No caso das feiras da Ladra e do Relógio, o horário mantém-se inalterado: das 07h00 às 14h00. Já a Feira das Galinheiras passa a abrir às 08h00 e a encerrar às 14h00.
As feiras da Ladra, Relógio e Galinheiras, que se realizam na cidade de Lisboa, vão reabrir este fim-de-semana, cerca de dois meses depois de terem sido suspensas devido à pandemia de covid-19, anunciou nesta sexta-feira a autarquia.
“As feiras que se realizam na cidade de Lisboa vão reabrir ao público já este fim-de-semana. Na sequência da resolução do Conselho de Ministros, a câmara municipal decidiu que as feiras da Ladra, Relógio e Galinheiras vão retomar o seu funcionamento havendo, no entanto, um conjunto de regras e normas de segurança sanitária que deverá ser observado por quem a elas se desloque”, avança o município, em comunicado.
A etiqueta respiratória, o uso de máscaras e o distanciamento social devem ser cumpridos por todos os feirantes e clientes, realça a autarquia, acrescentando que, nas feiras onde são comercializados produtos frescos, “deverão ser os comerciantes a manuseá-los na altura do atendimento”.
No caso das feiras da Ladra e do Relógio, o horário mantém-se inalterado (das 7h00 às 18h00 e das 7h00 às 14h00, respectivamente). Já a Feira das Galinheiras passa a abrir às 08h00 e a encerrar às 14h00.
Nesta fase de reabertura, tendo em conta um conjunto de “medidas que constam de um plano de contingência municipal, aplicado às feiras e que é enquadrado por normas emanadas pela Direcção-Geral da Saúde (...) só será permitido o acesso a feirantes permanentes e está prevista a deslocalização de alguns feirantes para garantir o distanciamento”.
“Não serão autorizados os feirantes ocasionais. No caso da Feira das Galinheiras, haverá controlo do número de entradas uma vez que esta feira se realiza num recinto fisicamente delimitado”, acrescenta a autarquia, presidida por Fernando Medina (PS).
“Serão colocados painéis informativos com recomendações de segurança, será feito o reforço da higienização e limpeza das feiras e o reforço da fiscalização para garantir o cumprimento das regras”, reforça ainda o comunicado.