A vacina para todos será uma (cara) quimera
Os Estados estão a gastar enormes quantias de dinheiro para encontrar uma vacina contra o novo coronavírus. Há uma inédita cooperação mundial de cientistas. Mas o poder da indústria farmacêutica, a protecção das patentes e o nacionalismo dos Governos podem ditar um impasse. No final, pode até ser descoberta a fórmula que nos garante a imunidade, mas só estar disponível para alguns.
Tinham sido quase três horas de recolha de fundos online. Participaram cerca de 60 primeiros-ministros, Presidentes e monarcas. Era uma segunda-feira normal, não foram as saudações do tipo eurovisão e a comunhão sorridente, com referências a imagens de postal de cidades e ao sol da meia-noite. O sorriso radiante da anfitriã, Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, acompanhou a oferta pouco habitual de milhares de milhões de euros.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.