O imenso trabalho invisível do Centro de Estudos de Teatro
Apesar do generalizado desconhecimento por parte do público, desde 1994 que o Centro de Estudos de Teatro vem investigando e alimentando a História do teatro em Portugal. Está quase tudo online — até mesmo a sua essencial base de dados.
Se sempre quis saber quantas vezes foi apresentado Hamlet ou a primeira vez de que há registo de uma produção de um texto de Shakespeare em Portugal; se lhe interessa conhecer quando e onde Peter Stein ou Patrice Chéreau dirigiram peças no território nacional; se tem uma curiosidade desmedida sobre os nomes de todos os espectáculos de teatro em que foi tocado clarinete ao vivo; ou se há muito que se questiona quando foram utilizadas pela primeira vez as expressões “encenação” ou “devising” no contexto de apresentação de uma peça teatral no nosso país, a tudo isto e muito mais responde a CETbase.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.