Todos perdemos com a pirataria de jornais e revistas
Para conseguirmos manter a qualidade, precisamos da sua colaboração no combate à pirataria. Por isso, a direcção do Público associou-se aos directores de outros jornais para tornar público este apelo crucial para a sustentabilidade da imprensa em Portugal.
Caro(a) leitor(a),
Na actual situação extraordinária em que vivemos, a importância do acesso a informação credível tem sido ainda mais realçada. Sentimos essa exigência todos os dias por parte de si e estamos deste lado a trabalhar continuamente para lhe fazer chegar os melhores conteúdos. Para que isso seja possível, há, em cada órgão de informação, dezenas ou centenas de profissionais, de jornalistas a fotógrafos, de gráficos a colunistas, que garantem a sua continuidade.
Para conseguirmos manter a qualidade, precisamos da sua colaboração no combate à pirataria. Por isso, a direcção do Público associou-se aos directores de outros jornais para tornar público este apelo crucial para a sustentabilidade da imprensa em Portugal.
Diariamente, versões em PDF, com a totalidade dos jornais e revistas nacionais, são partilhadas por e-mail, Whatsapp ou em redes sociais, numa clara violação dos direitos de autor. Esta partilha, além de ser um crime, é uma ameaça à sustentabilidade financeira das empresas, à informação livre e independente, e, no limite, coloca em causa milhares de postos de trabalho.
Por isso, numa iniciativa inédita, os directores de vários jornais e revistas juntam-se agora para lhe pedir que nos ajude a travar a pirataria, convidando os leitores a assinarem as edições digitais ou a dirigirem-se ao ponto de venda mais próximo.
Manuel Carvalho, Público
André Veríssimo, Negócios
Bernardo Ribeiro, Record
Carla Borges Ferreira, Meios e Publicidade
Cláudia Lobo, Visão Júnior
Domingos Andrade, Jornal de Notícias
Eduardo Dâmaso, Sábado
Ferreira Fernandes, Diário de Notícias
Filipe Alves, Jornal Económico
João Vieira Pereira, Expresso
José Carlos Vasconcelos, Jornal de Artes Letras e Ideias
José Manuel Ribeiro, O Jogo
Mafalda Anjos, Visão
Maria João Vieira Pinto, Executive Digest e Marketeer
Mário Ramires, Sol e “i”
Octávio Ribeiro, Correio da Manhã
Rui Tavares Guedes, Courrier Internacional
Sérgio Magno, Exame Informática
Tiago Freire, Exame
Vítor Serpa, A Bola