O português Carlos Elísio Silva foi o vencedor da segunda edição do concurso Somos Imagens da Lusofonia, lançado em Dezembro de 2019, com a fotografia Magusto à Moda Antiga, anunciou a organização.
Centrado no património cultural dos países e territórios lusófonos, o júri do concurso atribuiu o segundo e o terceiro lugares ao brasileiro Milton Ostetto, com Rede de Esperança, e ao português José Carlos Carvalho, com Fado Sentido, respectivamente, de acordo com um comunicado da Somos! - Associação de Comunicação em Língua Portuguesa.
O primeiro prémio é de dez mil patacas (mais de 1200 euros), o segundo de cinco mil e o terceiro de 3500 Este ano foram ainda atribuídas três menções honrosas à brasileira Ana Taemi Utiyamae, com Homenagem a Jacó, e aos portugueses André Rodrigues, com Careto, e Carlos Pimentel, com O Encontro.
Todos os cidadãos dos países e regiões da Lusofonia podiam participar no concurso, com fotografias tiradas em qualquer um destes locais: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste ou Goa, Damão e Diu.
O júri integrou fotojornalistas a trabalhar em Macau, Portugal e Moçambique, designadamente Gonçalo Lobo Pinheiro (presidente do júri e representante da Somos - ACLP), Eduardo Leal, Eduardo Martins, Gonçalo Delgado, José Sérgio e Pereira Lopes.
Devido à epidemia do novo coronavírus, a exposição das fotografias premiadas e de outras seleccionadas pelo júri foi adiada “para data a definir a anunciar futuramente”, indicou a associação na mesma nota.