Médica grávida vítima de tentativa de agressão em Lisboa

O caso ocorreu na semana passada, em Lisboa, e foi denunciado esta segunda-feira pelo Sindicato dos Médicos da Zona Sul.

Foto
A ocorrência, que remonta à semana passada, é pelo menos o quarto caso de violência contra profissionais da saúde este ano. ARQUIVO/RUI GAUDENCIO

Uma médica grávida foi vítima de tentativa de agressão por parte de um utente, na semana passada, no Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, denunciou esta segunda-feira o Sindicato dos Médicos da Zona Sul, que considera o caso “inaceitável”.

A profissional de saúde terá desaconselhado uma troca de medicamentos pedida pelo utente que, em resposta, a terá ameaçado verbalmente e tentado agredi-la com um murro, depois de a médica ter avisado que iria pedir a intervenção da equipa de segurança.

O sindicato, em comunicado, denuncia “a falta de segurança nos locais de trabalho”. Informa ainda que “irá prestar apoio jurídico à colega” e responsabiliza o Ministério da Saúde e as próprias entidades patronais por não conseguirem dar respostas eficazes a este tipo de situações.

Este é pelo menos o quarto caso de violência contra profissionais da saúde denunciado este ano. No dia 2 de Janeiro, um médico foi agredido por se ter recusado a prolongar a baixa médica de um paciente, no dia 8 de Janeiro uma enfermeira foi agredida enquanto trabalhava nas urgências, e no dia 24 de Janeiro uma médica sofreu uma fractura numa mão na sequência da agressão de uma utente.

Depois de uma petição contra a violência na saúde com quase oito mil assinaturas ter sido entregue na Assembleia da República, no dia 13 de Janeiro, o secretário de estado da Saúde anunciou, no final desse mês, que os crimes de violência contra profissionais de saúde vão passar a ter carácter prioritário. António Sales referiu que o Ministério da Saúde e o Ministério da Justiça estão a trabalhar em conjunto para apresentar uma “proposta de lei de política criminal” ao parlamento, até Abril.

Texto editado por Ivo Neto

Sugerir correcção
Ler 23 comentários