No lugar dos marginais

Exercício de estilo, o filme do chinês Diao Yinan é um exemplo interessante do uso de códigos de género para afirmar algo que politicamente terá a sua dose de subversão.

,Zhou Zenong
Fotogaleria
Um ambiente de bas fonds onde reinam a sordidez e a corrupção, espécie de subterrâneo da China Popular contemporânea
,Diretor de filme
Fotogaleria
,Carvão preto, gelo fino
Fotogaleria
,O Lago Goose Selvagem
Fotogaleria
,O Lago Goose Selvagem
Fotogaleria

O chinês Diao Yinan foi o autor de Carvão Negro, Gelo Fino, que há uma meia-dúzia de anos venceu o Urso de Ouro no festival de Berlim. O Lago dos Gansos Selvagens é o seu primeiro filme depois disso, e um objecto bastante diferente, menos contemplativo e silencioso, atributos trocados por um ritmo mais eléctrico, não isento sequer de alguns morceaux de bravoure, e sobretudo pela inscrição numa lógica de género (o policial ou o filme de gangsters) que não fica longe de denotar a inspiração em modelos americanos mais ou menos clássicos, ainda que eventualmente “filtrada” pela apropriação que há longos anos vários cineastas de Hong Kong vêm fazendo desses modelos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários