Como é que as línguas gestuais se espalharam na Europa?
Equipa de investigadores comparou dezenas de línguas gestuais e identificou cinco linhagens principais na Europa. A origem sueca da língua gestual portuguesa foi confirmada, mas foram detectadas diferenças nos alfabetos manuais.
Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, a língua gestual não é universal, ou seja, igual em toda a parte. A que é usada em Portugal, por exemplo, sabe-se que foi “importada” há muitos anos da Suécia. Um estudo publicado na revista Royal Society Open Science apresenta novos dados sobre as origens e evolução das várias versões de língua gestual na Europa. Os investigadores identificaram cinco linhagens principais concluindo que, mesmo com ocasionais contactos, são marcadamente independentes umas das outras.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.