Isabel dos Santos, a mais recente vítima de racismo
O racismo está em julgar que uma parte significativa da elite portuguesa que enriqueceu a fazer negócios com Angola está de alguma forma acima da família de José Eduardo dos Santos.
Como é público, Isabel dos Santos tem andado muito activa no Twitter. No domingo, a meio da tarde, declarou ver “com tristeza” o “racismo e preconceito da SIC e do Expresso, fazendo recordar a era das colónias, em que nenhum africano podia valer o mesmo do que um europeu”. Ao princípio da noite, regressou: “Como é possível 30 televisões ocidentais atacarem uma mulher negra africana, todas ao mesmo tempo? E depois não é racismo nem preconceito?” Até ao momento em que escrevo, ainda ninguém pediu a Mamadou Ba para comentar se a “racializada” Isabel dos Santos tem ou não razão nestas declarações, e se o Luanda Leaks pode ser, de facto, um novo exemplo de racismo e opressão colonial, e logo sobre um corpo feminino.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.