Fotogaleria
As 15 novas estrelas dos pueblos "mais bonitos de Espanha", Olivença incluída
Com quase uma centena de propostas, a rede Los Pueblos más Bonitos de España acrescentou mais 15 terras "bonitas" ao seu mapa. Entre as "novidades", a mui portuguesa Olivença.
A associação Los Pueblos más Bonitos de España dedica-se a promover aldeias, aldeolas e vilas por todo o país vizinho, muitas delas a sofrerem os efeitos da desertificação humana.
Mas estas terras, preferencialmente rurais, têm de ser, por supuesto, mesmo bonitas. É dizer: bem preservadas e/ou dedicadas a preservarem o património arquitectónico e natural.
Agora, acabam de entrar 15 pueblos para a rede: passa assim a somar 94 destinos, ou seja, 94 ideias para um passeio.
Ao longo do ano, a associação promove as festas e eventos que dão mais vida a estas terras apregoadas como "maravilhosas", plenas de "história e cultura", onde a "tradição envolve o viajante".
Entre as 15 novas "estrelas", Olivença, para uns cidade já espanhola de facto, para outros território português por recuperar. Saliente-se, porém, que a Questão de Olivença permanece viva: ainda há pouco entrou no Parlamento português uma petição para debater o tema. Em Olivença, fica também uma imponente e célebre igreja, a de Santa Maria Madalena, "herança" portuguesa que há uns anos foi eleita o "melhor recanto de Espanha".
A lista continua por várias regiões espanholas, com novas propostas da Galiza a Soria, Castela e Leão, Comunidade Valenciana ou, entre outros pontos, Lanzarote.