“Os subsídios são a última e a melhor hipótese para o futuro do jornalismo”
Vivemos num “ecossistema de desinformação”, assim lhe chama o académico Victor Pickard. Propaganda e fake news crescem ao mesmo tempo que a imprensa procura um modelo de negócio sustentável. Na era do Google e do Facebook, são problemas exacerbados pela tecnologia, mas com raízes nos mercados, defende o estudioso.
Quando a Internet apareceu, muitos acreditaram que iria ser a ferramenta ideal para defender a democracia. Muitos escândalos de propaganda e manipulação depois, a narrativa mudou e tudo parece estar em causa, até a democracia. O problema não está na tecnologia em si, argumenta Victor Pickard, professor da Escola de Comunicação de Annenberg, na Universidade da Pensilvânia, mas antes numa crença cega nos mercados.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.