As nomeações dos Óscares 2020 são de Joker e da Netflix, candidata em todas as principais categorias
Joker tem 11 nomeações e a Netflix é o estúdio mais nomeado para os 92.ºs prémios da Academia, que escolheu favoritos e veteranos como Era Uma Vez... em Hollywood, O Irlandês ou 1917 e deu seis nomeações a Parasitas. Não há mulheres nomeadas ao Óscar de Melhor Realização.
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou esta segunda-feira as nomeações para os 92.ºs Óscares e, sob o olhar atento de uma indústria em mudança, cumpriu expectativas nomeando pesos-pesados e veteranos como Martin Scorsese, Quentin Tarantino, Pitt e DiCaprio, Pacino e Pesci, Joaquin Phoenix, Scarlett Johansson ou Charlize Theron, mas também preencheu os espaços da novidade: todas as principais categorias, de Melhor Filme à Realização passando pela Animação, Documentário, argumentos e actuação, têm presença Netflix. Joker é o filme mais nomeado, com 11 candidaturas a Óscar, e é o mais popular e o mais visto dos filmes em competição, seguido do trio dos suspeitos do costume desta temporada — 1917, O Irlandês e Era Uma Vez... em Hollywood — com dez nomeações.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.