Depois de alguns passeios pela Barcelona turística, esta pode ser uma boa alternativa para quem quer escapar algumas horas às zonas mais populares. São os jardins do Doctor Pla i Armengol, que, abertos há quase um século, foram alvo de renovação completa, juntando-se agora a estes novos espaços verdes com hortas urbanas, lagoas, 112 mil plantas arbustivas de 140 espécies e mais uma centena de árvores recentemente plantadas.
Aberto ao público em Dezembro, o conjunto é no seu todo um novo pequeno parque, com 3,6 hectares, informa a autarquia barcelonesa. A cidade, sublinham, passa a somar “mais de mil hectares de espaços verdes”.
Os jardins dividem-se em três espaços: um jardim novecentista, onde foi recuperado património histórico e artístico; os antigos estábulos com praça e zona para as crianças com jogos e diversões; e a área das hortas urbanas, com espaços de promoção da biodiversidade e trilhos educacionais. Cereja no bolo: vistas largas para Barcelona.
No parque inclui-se ainda um palacete dos anos de 1930, obra do arquitecto Adolf Florensa Ferrer, que foi laboratório farmacêutico e habitação familiar. Actualmente é um espaço museológico, da Fundació Ramon Pla Armengol, com uma colecção de 850 peças de mobiliário, escultura, pintura e joalharia – a entrada é gratuita.
Inaugurados em Dezembro e situados em Horta-Guinardó, no extremo nordeste da cidade entre a Gràcia e Nou Barris, os jardins do Doctor Pla i Armengol são também uma peça central do corredor verde Ciutadella-Collserola, “projecto que tem por objectivo interligar os espaços naturais entre mar e montanha da cidade”. Não só para passeantes: “facilita-se assim o movimento da flora e fauna entre o parque da Cidadela e o parque natural de Collserola”. O novo parque liga-se ao parque dos Tres Turons e ao Hospital de la Santa Creu i Sant Pau, um gigantesco monumento modernista recentemente recuperado para o turismo, cultura e lazer.
Os jardins têm acessos na avenida Mare de Déu de Montserrat, rua Cartagena, Ronda del Guinardó e passagem Torrent d’en Melis.