Quebrando a tradição, Marcelo Rebelo de Sousa escolheu divulgar a sua mensagem de Ano Novo em directo, à hora de almoço, e não na noite do primeiro dia de Janeiro. Longe do horário nobre, a mensagem do Presidente da República conseguiu ainda assim ser vista por 1,9 milhões de pessoas. Ao contrário do que inicialmente o PÚBLICO tinha noticiado, a mensagem não foi transmitida exclusivamente na RTP1 e não foi a menos vista de sempre. Assim, a audiência somada da RTP1, SIC, TVI e dos canais por cabo da RTP3, TVI24, SIC Notícias e CMTV reuniu aproximadamente 2 milhões de espectadores. Apesar disso, a mensagem continua aquém do melhor resultado do Presidente, quando em 2018 foi visto por 2,75 milhões de pessoas (RTP1, SIC e TVI), em horário nobre.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.