Uma empresa da Guarda começou este ano a produzir uma alcatifa reciclável, feita a partir de excedentes têxteis, roupas e desperdícios industriais, para utilização específica em recintos de eventos.
A startup Karpet2R - Walking to the Future surgiu por iniciativa de Pedro Tavares e João Gonçalves, que também gerem uma empresa de organização de eventos.
Segundo Pedro Tavares, a startup de produção de alcatifas recicladas surgiu após verificar que, no final de cada evento organizado, as alcatifas de polipropileno utilizadas eram deitadas fora. “Estamos a falar de quilos e quilos que, no fundo, iam para o lixo [no final de cada evento]”, contou o empresário à agência Lusa.
Como Pedro Tavares tem ligações ao sector têxtil, com empresas na Guarda, começou a equacionar a possibilidade de criar “um produto que possa durar um bocado mais e que seja sustentável”.
Assim surgiu a Karpet2R [2R por ser duas vezes reciclada], que apresenta uma alcatifa “mais confortável” do que aquela que existe no mercado (tem cerca de meio centímetro de espessura, quando a tradicional possui uma média de dois milímetros).
“Nós produzimos, neste momento, uma alcatifa sem produtos virgens. É uma alcatifa 100% reciclada. Depois do evento, nós propomo-nos a recolher a alcatifa toda e voltamos a reciclá-la, já não para alcatifa mas para outros produtos de gama mais baixa”. A alcatifa fabricada numa empresa da região, que “não fica mais barata” do que aquela que existe no mercado, assume as cores naturais dos tecidos usados, uma vez que no seu fabrico não entram tinturarias.
Este ano, no arranque da actividade, a empresa fabricou 20 mil metros quadrados de produto mas, em 2020, a meta dos administradores é “atingir os 50 mil metros quadrados”.
Segundo Pedro Tavares, estão a ser feitos contactos para que a alcatifa reciclável possa ser divulgada e utilizada no Planetiers World Gathering (evento de inovação sustentável agendado para Abril, em Lisboa) e no próximo Rock In Rio. O produto também poderá ser utilizado na Feira Ibérica de Turismo, a realizar na Guarda entre 30 de Abril e 3 de Maio de 2020.