Os pais são “super-heróis”; as mães, “maminhas”. Rita ilustra os desafios da maternidade
Rita Sales Luís foi mãe há seis meses e percebeu que "há muitos assuntos acerca da maternidade sobre os quais não se fala" — como o facto de os pais serem "super-heróis que embalam, carregam e divertem", enquanto as mães "ficam reduzidas a maminhas". Decidiu, por isso, começar a ilustrar os desafios de cuidar de um bebé, para "partilhar experiências com outras pessoas". E para que ninguém se sinta "tão sozinho" na aventura que é a gravidez e a parentalidade.
A ilustradora escolheu um estilo "simples, colorido e minimalista, tipo cartoon", para os seus desenhos (para complicar já chegam as crianças a chorar toda a noite), que abordam as inseguranças, as dificuldades, as pressões. E embora as ilustrações não sejam "o foco" da sua actividade profissional, mas algo que faz nos tempos livres, partilha-as na sua página de Instagram. Para desmistificar algumas ideias pré-concebidas e abrir o diálogo: "Supõe-se que os pais tenham que se sentir impecáveis, confiantes e competentes. Não se fala de saúde mental. As pessoas não se apercebem da pressão que colocam nos pais", escreve a também directora de arte na Heimat Berlin Advertising Agency, em Berlim, onde vive há mais de três anos, ao P3. "Ninguém fala verdadeiramente sobre o parto, nem as mulheres entre si, o que eu acho um pouco chocante", confessa a lisboeta de 33 anos, que esteve em Nova Iorque durante quatro anos, a estudar publicidade.
Um dos seus desenhos favoritos é aquele em que mostra um casal a consultar uma aplicação para perceber se está na hora de dar o biberão ao bebé (imagem 16): "Por ser tão verdadeiro na minha geração." Os restantes... são intemporais.