Num top que começa nas renovações de Addis Abeba, a capital da Etiópia, e termina nesse paraíso de sol e praias que são as ilhas caribenhas Turcos e Caicos, há espaço para apenas um salto a Portugal. Ou melhor, uma navegação: o conselho é para partir à descoberta do rio Douro.
No top 50 da Travel+Leisure, o Douro surge em 18.º lugar na lista. “Portugal continua a ser um refúgio popular”, começa por dizer-se. “Em 2020, a proposta é experimentá-lo a partir da água”, pode ler-se.
O destaque refere vários navios que fazem cruzeiros no Douro, concentrando-se particularmente nas novidades (das companhias Viking River Cruises, AmaWaterways, Tauck e Uniworld) pensadas para o rio e o seu ambiente.
Pelas terras durienses, referem-se os espaços e vinhos da Quinta do Portal e Quinta do Seixo. E há ainda conselhos para não perder uma estadia no Porto, sublinhando-se os “recentes” Le Monumental Palace ("“encantador” na sua art déco) e o Torel 1884, “repleto de arte, cujos 12 quartos e 11 apartamentos independentes apresentam arte inspirada em tecidos, materiais e especiarias de terras distantes”.
À Etiópia, em 1.º lugar, seguem-se, no top 10: Arequipa (Peru), Asheville (Carolina do Norte, EUA), Áustria, Cabo Oriental da Baja Sur (México), Barbados, Pequim (China), Big Island (Havaí), Botswana e Boston (EUA).