Justine Simons: “ A cultura é determinante para aquilo que somos, é o nosso ADN”
Vereadora da Cultura e Indústrias Criativas de Londres e presidente do fórum World Cities Culture, que agrega 38 cidades dos cinco continentes e que teve a sua cimeira anual em Lisboa, em Outubro, Justine Simons defende o papel central da cultura em todos os aspectos da gestão e planeamento de uma cidade.
Justine Simons é a vereadora para a Cultura e Indústrias Criativas de Londres. Antes, trabalhara vários anos enquanto produtora e gestora cultural na área da dança contemporânea, tendo tido também um papel determinante na programação cultural dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Designada pelo actual presidente de câmara da cidade, o trabalhista Sadiq Khan, foi também a criadora do World Cities Culture, um fórum criado no seio da vereação londrina com o propósito de reunir e partilhar informação sobre a realidade cultural das cidades que a integram, reflectindo e pensando em conjunto formas de desenvolvimento com a cultura como centro determinante nas mais diversas áreas.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.