CDS reapresenta lei do lobbying que PSD ajudou a chumbar e desafia Rio a vir a jogo
Centristas entregaram o mesmo texto vetado em Julho por Marcelo já com as alterações que o Presidente propunha. Na altura, Rio considerou “demagogia” legislar “em cima das eleições” e remeteu assunto para o novo Parlamento.
Alguns meses mais cedo do que na legislatura passada, o CDS decidiu pôr em cima da mesa, de novo, a legalização do lobbying. Os centristas entregaram no Parlamento um projecto de lei que recupera a versão final que pretendiam aprovar em Julho com os socialistas e que incorpora as alterações pedidas por Marcelo na sua declaração de veto. O CDS desafia assim Rui Rio a vir a jogo, uma vez que foram os sociais-democratas que há quatro meses deram um passo atrás porque o presidente do PSD considerou que “legislar [sobre este tema] em cima das eleições é demagogia”. Centristas e socialistas ficam agora nas mãos de Rui Rio.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.