Especialização, colaboração, freelance: os designers millennial mostram-se no Porto
Na Galeria Municipal do Porto, a exposição Millennials — Design do Novo Milénio abre uma janela para o design dos nossos dias e para as dinâmicas, tecnológicas ou analógicas, que o caracterizam, com a interactividade à cabeça.
Há um barulho de fundo permanente na Galeria Municipal do Porto. Pingue. Pongue. Pingue. Pongue. É o uso que os visitantes dão à peça de Daniel Sousa, Ping 3.0, que une três mesas de pingue-pongue como uma peça de Tetris evoluída. Ao lado, outras peças da exposição Millennials – Design do Novo Milénio convidam a jogar ou a fazer mais do que contemplar. Há uma cozinha tipográfica e um quimono que fala de igualdade e liberdade, e portugueses e estrangeiros a comunicarem numa mesma língua: a do design praticado pelos millennials. Que revela, resume o curador José Bártolo, “uma explosão da definição mais tradicional do design de comunicação”.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.