Svante Pääbo: “Técnica e eticamente seria impossível ‘desextinguir’ um neandertal”
Cientista vai estar esta terça-feira em Coimbra a apresentar o seu livro Homem de Neandertal: Em Busca dos Genomas Perdidos.
Desde o início da conversa com o PÚBLICO, ao telefone, quase somos capazes de jurar que Svante Pääbo estará a sorrir do outro lado da linha. Quando nos apercebemos de que, por motivos técnicos, a entrevista ficou inutilizada e o biólogo sueco do Instituto Max Planck de Leipzig (Alemanha) acede em dar-nos uma segunda oportunidade, o tom na sua voz é o mesmo da primeira vez. Svante Pääbo é um cientista de renome internacional e é também, podemos garantir, uma pessoa generosa. É responsável por descobertas extraordinárias que introduziram novos capítulos na história da evolução humana a partir do estudo do ADN antigo.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.