Chuva e descida de temperatura vão marcar o fim-de-semana
A partir de domingo haverá uma “descida significativa” das temperaturas, sobretudo as máximas – em alguns casos, a descida pode ser de dez graus, mas na maior parte do país é de seis graus. À previsão de dias mais frios, junta-se a chuva e o tempo nublado.
Os próximos dias terão chuva, tempo nublado e menos calor: as temperaturas de Outono chegam a Portugal no domingo, dia em que se prevê uma descida da máxima de três a seis graus Celsius, disse o meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Ricardo Tavares. No site do IPMA, antevê-se chuva para sábado, domingo e segunda-feira em grande parte do território português.
Para esta sexta-feira está ainda previsto céu pouco nublado ou limpo, vento moderado e temperaturas que em alguns locais ainda rondarão os 30 graus, disse o especialista do IPMA à Lusa. “Para amanhã [sábado] já vamos ter uma alteração significativa. Está previsto céu muito nublado com possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoadas, em especial nas regiões Centro e Sul durante a tarde, e uma ligeira descida das temperaturas”, disse.
No domingo, segundo Ricardo Tavares, as temperaturas, em especial a máxima vão sofrer uma descida significativa.
“Devido à passagem de uma superfície frontal fria, no domingo vamos ter chuva e uma descida da temperatura de três a seis graus. Na segunda-feira vamos ter uma nova descida de dois a quatro graus. Na soma dos dois dias e em alguns casos a descida poderá chegar aos dez ou doze graus, mas na generalidade do território será de seis ou sete graus”, indicou.
Chuva em todo o país
Segundo o meteorologista, na segunda-feira a precipitação vai estender-se a todo o território do continente. Em Lisboa, haverá chuva de sábado a segunda-feira, com as temperaturas máximas a oscilar entre os 19ºC e 22 graus Celsius. No Porto haverá chuva nos mesmos dias, mas o tempo nublado permanecerá até ao final da semana.
O IPMA prevê para esta sexta-feira nas regiões do norte e centro céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade até meio da manhã no litoral, podendo persistir em alguns locais da faixa costeira. A partir da tarde, prevê-se um aumento gradual de nebulosidade. A previsão aponta também para vento fraco, soprando por vezes moderado do quadrante sul nas terras altas, em especial a partir do final da tarde.
Está ainda prevista neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral, pequena subida da temperatura mínima e pequena subida da máxima no interior da região Norte. No Sul prevê-se céu pouco nublado, aumentando gradualmente de nebulosidade a partir do início da manhã e vento fraco, soprando moderado de leste/sueste no Algarve até meio da tarde.
Nas terras altas, o vento será fraco a moderado do quadrante sul, soprando por vezes forte no Algarve até final da manhã. Está ainda prevista uma pequena subida da temperatura mínima e pequena descida da máxima no interior e no Algarve.
As temperaturas mínimas no continente vão variar entre os nove graus (em Bragança) e os 19 (em Portalegre e Faro) e as máximas entre os 22 (em Viana do Castelo, Porto e Aveiro) e os 31 (em Santarém).