“A ideia de que britânicos e europeus vão continuar grandes amigos depois do ‘Brexit’ é errada”
Mark Malloch-Brown, antigo membro da Câmara dos Lordes e ex-vice-secretário-geral da ONU, diz que Boris Johnson está “encurralado” e que um acordo com a UE é a sua “melhor hipótese”. A saga do “Brexit”, aponta, alimenta-se das divergências entre o sistema partidário e a realidade social e económica britânica.
O currículo de Mark Malloch-Brown não acaba. Ex-lorde britânico, antigo “número dois” de Kofi Annan nas Nações Unidas, ex-secretário de Estado do Governo trabalhista de Gordon Brown, presidente da organização civil remainer Best for Britain e consultor na empresa Eurasia Group, o muito experiente diplomata é uma voz de autoridade na avaliação de fenómenos políticos como o “Brexit” e dos novos movimentos sociais e eleitorais do nosso tempo.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.