Jogos de guerra com vista para as estrelas
Em Campo, Tiago Hespanha transforma a maior base militar da Europa em cenário para uma cosmogonia: o relato do lançamento dos homens e dos animais sobre a Terra. No Campo de Tiro de Alcochete há jogos de guerra e outras actividades: a observação dos astros, a pastorícia, os piqueniques, até a música. E muitas criaturas não humanas: abelhas, ovelhas, pássaros.
A maior base militar da Europa, dizem-nos as legendas iniciais de Campo, fica em Alcochete. São mais de sete mil hectares de terreno, destinados primordialmente aos exercícios e treinos de todos os ramos das forças armadas, mas onde se passa muita coisa, e existe muita vida, que ultrapassa o estrito domínio militar. É como um microcosmos, ou como um cosmos dado em “maquete”.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.