Suíços e espanhóis ficaram sozinhos na corrida aos comboios da CP

Das cinco empresas que inicialmente foram a concurso, a francesa Alstom foi desqualificada e a alemã Siemens desistiu. Restam os suíços da Stadler e os espanhóis da Talgo e CAF.

Foto
Pedro Nuno Santos em visita à fábrica da EMEF, que terá uma palavra a dizer na construção dos novos comboios da CP. LUSA/ESTELA SILVA

Os 22 novos comboios da CP serão, muito provavelmente, construídos em Espanha pois duas das empresas em concurso são espanholas e a própria Stadler, de capitais suíços, possui uma fábrica em Valência que deverá usar para o mercado ibérico. Caso ganhem a Talgo ou a CAF, os comboios para Portugal deverão ser fabricados, respectivamente, em Madrid ou em Beasain (País Basco).

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.