Portugal vence Espanha nos penáltis e apura-se para o Mundial de futebol de praia

Duelo ibérico sorriu (5-5, 2-1 g.p.) à selecção das quintas que vai estar presente entre Novembro e Dezembro, no campeonato do mundo, no Paraguai.

Foto
Os festejos da selecção de futebol de praia FPF

A selecção portuguesa de futebol de praia qualificou-se esta sexta-feira para a fase final do Mundial, depois de vencer a Espanha nos penáltis, num “play off” disputado em Moscovo.

A equipa das “quinas” discutia com a Espanha a última vaga europeia, num “play off” entre os terceiros classificados dos dois grupos da segunda fase de apuramento, e foi preciso desempatar nas grandes penalidades, após um empate a 5-5 já no prolongamento.

No jogo deste sábado, a equipa de Mário Narciso recuperou várias vezes de desvantagens - com Léo Martins, autor de um “hat trick”, em evidência -, com Portugal a perder no primeiro e segundo períodos, por 2-1, e depois no terceiro, até empatar a quatro golos.

Na “hora H” e com o jogo empatado a cinco golos, valeu a Portugal o guarda-redes Elignton Andrade, com duas defesas no desempate por pontapés da marca de grande penalidade.

Portugal converteu os castigos máximos por Madjer e André Lourenço e já não precisou de uma terceira grande penalidade, após a Espanha ver Andrade defender a sua primeira e terceira tentativa.

Ainda na fase de grupos, na sexta-feira, a selecção tinha caído para o terceiro lugar, ao perder com a Itália, por 4-3.

A Itália e Bielorrússia asseguraram os dois primeiros lugares no grupo 1, e a Rússia e a Suíça ocuparam as primeiras posições no grupo 2, estando as quatro apuradas para o Mundial.

A fase final realiza-se no Paraguai, entre 21 de Novembro e 1 de Dezembro e, além do país anfitrião, já garantiram também a qualificação Nigéria, Senegal, Japão, Emirados Árabes Unidos, Omã, México, Estados Unidos, Brasil, Uruguai e Taiti.