O Convento dos Capuchos de Alferrara é uma ruína em construção
Tinham a oportunidade de transformar um velho convento em ruína na Arrábida numa espécie de centro cultural, mas acabaram por pouco ou nada fazer, intervindo apenas para conter a sua degradação. Se o convento chegou a este estado de ruína, é porque tem uma história. “Desmontar essa carga, é como desmontar o edifício também.”
Quando se pergunta ao arquitecto Victor Mestre o que encontrou quando entrou serra dentro para visitar a sua próxima obra, a resposta é imediata: “Uma coisa fantástica. O valor do romantismo em absoluto, que é a floresta a tomar conta do edifício, a recuperar a sua terra perdida. A natureza a recuperar o seu ciclo e a comer o edifício.” A vegetação saía pelas janelas e cobria grande parte da ruína do Convento de Nossa Senhora da Conceição dos Frades Franciscanos Capuchos de Alferrara. Era uma peça de arquitectura absorvida pela floresta.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.