Natureza

O que há neste lugar? Um livro ilustrado para ensinar a explorar a paisagem

Fotogaleria

Podemos não estar cientes, mas “todos os dias somos co-construtores da paisagem”. Desde sempre “agimos sobre a natureza” e continuamos a fazê-lo — a questão é que “houve uma altura em que o fizemos de uma forma mais equilibrada”. Por saber disto, Maria Manuel Pedrosa criou um “guia de exploração da paisagem”: “É urgente saber lê-la” e “promover a cidadania paisagística” desde cedo. Só assim se consegue preservar o que nos rodeia.

O que há neste lugar? é o título do livro assinado pela autora de 50 anos e lançado pelo Museu da Paisagem, um projecto da Escola Superior de Comunicação Social, em Lisboa. "Preparar", "posicionar" e "abrir os sentidos" são algumas das dicas que encontramos no livro e que nos ajudam a explorar a paisagem — seja um local que visitamos pela primeira vez ou o caminho que percorremos todos os dias e, por uma questão de hábito, deixamos de prestar atenção.

O livro conta com ilustrações de Joana Estrela, que “foi lendo os textos e livremente ilustrando aquilo que lhe chamava a atenção”. Os desenhos “dão outras camadas de leitura” e transformam o livro numa experiência visual. E ainda que tenha sido pensado para um público mais jovem (a escrita é "simplificada"), o guia de exploração pode também ser lido por adultos: “A ideia era que pudesse servir esta forma de escrita simplificada, mas que também pudesse ser interessante para ajudar um público mais velho a reflectir.”

A autora, formada em Comunicação para a Sustentabilidade, relembra as espécies em risco de extinção, as alterações climáticas e o nosso distanciamento em relação à natureza. "Estamos tão afastados [da natureza] que muitas vezes agimos sem percebermos o que estamos a fazer ou se estamos a agir bem", aponta. E é preciso ter consciência. Até porque, "se ninguém reparar numa paisagem, ela existe?"