Ciência 2019? É para inglês ver

O investimento em ciência e tecnologia tem estado praticamente estagnado desde que Nuno Crato deixou cair a pique os níveis de investimento que Mariano Gago tinha alcançado.

De 8 a 10 de Julho vai-se realizar em Lisboa o “encontro anual dos investigadores portugueses.” Ao contrário do que acontece no “país convidado” deste ano, o Reino Unido, em Portugal os investigadores não têm uma organização com a antiguidade e o prestígio da Royal Society que os represente a todos, pelo que a independência dos cientistas portugueses não passa de ficção. Os sucessivos governos têm dividido para reinar, dando umas migalhas maiores a uns e menores a outros. E o que é certo é que uns e outros se têm contentado não apenas com as migalhas mas também, o que é pior, com a subalternidade com que têm sido tratados.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar