Julen Lopetegui eleito o novo treinador do Sevilha
Técnico de 52 anos tem contrato válido com os “blanquirrojos” para as próximas temporadas.
Julen Lopetegui é o novo treinador do Sevilha, anunciou esta terça-feira o clube espanhol. O treinador catalão, que já passou pelo FC Porto, é o eleito pelos andaluzes e pelo director desportivo, Ramón Rodríguez Verdejo, conhecido por Monchi. O acordo é válido para as próximas três temporadas.
Lopetegui, que sucede a Pablo Machín e a Joaquín Caparrós, chegará esta terça-feira e será apresentado na quarta-feira no estádio Ramón Sánchez Pizjuán.
O espanhol continua a juntar no seu currículo lugares técnicos em emblemas cimeiros na LaLiga. Lopetegui foi o escolhido para iniciar esta temporada no Real Madrid, mas dirigiu 14 jogos e obteve seis vitórias. Lopetegui deixou os “merengues” em Outubro de 2018, após a derrota por 5-1 na visita ao FC Barcelona, quando o Real Madrid ocupava o nono lugar da classificação, a sete pontos dos catalães.
Antes da curta aventura em Santiago Bernabéu, foi o seleccionador de Espanha sem chegar ao Mundial de 2018, na Rússia, que na primeira partida empatou a três golos com Portugal.
Lopetegui assumiu o comando técnico do FC Porto em 2014, mas foi despedido em Janeiro de 2016. Não venceu qualquer título.
Detentor de dois campeonatos da Europa em sub-19 (2011 e 2012) e um troféu em sub-21 (2013), Lopetegui depara-se com um Sevilha que, esta temporada, terminou o campeonato em 6.º lugar (vai à Liga Europa em 2019/2020), foi até aos quartos-de-final da Taça do Rei e aos oitavos-de-final da Liga Europa (competição que venceu em 2014, 2015 e 2016).
Os portugueses Daniel Carriço e André Silva pelo AC Milan alinham neste plantel.