Zapatero: “Sánchez e Costa terão um peso fundamental na UE nos próximos tempos”

Em entrevista ao PÚBLICO, o antigo presidente do Governo de Espanha diz acreditar que o sucesso do PSOE do PS pode ajudar a reerguer o socialismo europeu. E apela ao diálogo para a solução das crises catalã e venezuelana.

Fotogaleria
"Não há dúvidas de que o grande tema da governação em Espanha será a Catalunha e a crise catalã" Nuno Ferreira Santos
Fotogaleria
Nuno Ferreira Santos
Fotogaleria
Nuno Ferreira Santos
Fotogaleria
Nuno Ferreira Santos

Foi presidente do Governo de Espanha entre 2004 e 2011 e, por isso, um dos protagonistas da corrente socialista europeia que perdeu poder e influência com a crise financeira. No papel de antigo responsável político e de membro do Clube de Madrid, esteve na edição deste ano das Conferências do Estoril, para debater com Durão Barroso as “Lições do Passado”. Em entrevista ao PÚBLICO, José Luis Rodríguez Zapatero​ elogiou o “prestígio internacional” de António Costa, apresentou uma tese optimista para a fragmentação política espanhola e criticou a falta de conhecimento dos Estados Unidos sobre a Venezuela, país onde exerceu durante quatro anos o papel de mediador entre chavistas e opositores.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 31 comentários