Portugal emite dívida em moeda chinesa na próxima semana
O Ministério das Finanças confirmou hoje à Lusa que Portugal tem “luz verde” das autoridades chinesas para emitir dívida em moeda chinesa e que a operação vai decorrer na próxima semana.
O ministério tutelado por Mário Centeno confirmou à Lusa que as autoridades chinesas deram hoje a aprovação de que Portugal precisava para vender dívida em moeda chinesa e que a colocação das chamadas “Panda Bonds” acontecerá na próxima semana.
A notícia foi hoje avançada pelo Eco, que cita o secretário de Estado das Finanças, Ricardo Mourinho Félix. “É uma excelente notícia. Portugal será o primeiro país da zona euro a emitir dívida em renminbi”, disse o governante ao site de notícias de economia, adiantando que “o objectivo da emissão é estar num mercado de grande dimensão e com muita liquidez” e que “a ideia é alargar a base de investidores”.
O Ministério das Finanças também confirmou à Lusa que Portugal vai realizar uma emissão de dois mil milhões de renmimbi, o correspondente a 260 milhões de euros, na próxima semana, nos dias 29 e 30 de Maio. Os títulos de dívida terão maturidade a três anos.
De acordo com o secretário de Estado das Finanças, “o “pricing” só será fechado no dia da operação, mas antecipa-se que seja superior ao equivalente em euros”. Ricardo Mourinho Feliz adiantou que “é o custo de entrada num novo mercado”. Segundo o Eco, a “luz verde” das autoridades chinesas permite a Portugal fazer novas emissões de dívida em moeda chinesa no futuro.
Recorde-se que foi há dois anos, depois da visita do primeiro-ministro, António Costa, à China, que surgiu a ideia de avançar com “Panda Bonds”.