Astrobióloga Zita Martins nomeada co-directora nacional do programa MIT Portugal
Zita Martins será co-directora do MIT Portugal. O programa resulta da colaboração do Instituto Superior Técnico com o MIT, nos Estados Unidos, e financia investigação científica em Portugal.
A astrobióloga Zita Martins foi nomeada co-directora nacional do programa MIT Portugal, anunciou esta segunda-feira em comunicado o Instituto Superior Técnico (IST), do qual a investigadora é professora associada.
Nomeada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), Zita Martins assume a co-direcção nacional do programa dirigido em Portugal pelo professor catedrático da Universidade do Minho Pedro Arezes.
O programa MIT Portugal é igualmente dirigido, nos Estados Unidos, pela ex-vice-administradora da agência espacial norte-americana NASA Dava Newman, que foi nomeada, ao contrário dos portugueses, pelo próprio Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), onde é professora.
O MIT Portugal é um programa científico-tecnológico que resulta da colaboração directa entre a FCT, principal entidade que financia a investigação científica em Portugal, e o instituto norte-americano MIT, envolvendo o Governo português, universidades, instituições científicas, entidades não académicas e indústria.
A terceira fase do programa foi lançada em Junho de 2018 e foca-se na investigação em áreas como as alterações climáticas, os oceanos, o espaço, a transformação digital na indústria e as cidades sustentáveis.
Especialista no estudo da origem, evolução e distribuição da vida no Universo, Zita Martins integra o Comité Executivo da Associação Europeia de Astrobiologia e participa em várias missões espaciais, como a europeia Ariel (que vai estudar a atmosfera de planetas fora do Sistema Solar) e a japonesa Hayabusa2 (que pretende recolher e analisar amostras do asteróide Ryugu).
Depois de ter leccionado e investigado em França, nos Estados Unidos (na NASA) e no Reino Unido, é desde Janeiro de 2018 professora associada no Departamento de Engenharia Química do IST e investigadora de Astrobiologia e Cosmoquímica no Centro de Química-Física Molecular no IST, criando pela primeira vez esta área de investigação em Portugal.