Autoeuropa duplicou produção em 2018 e vale 1,6% do PIB
No ano passado, a fábrica de Palmela produziu 223.200 unidades, um aumento de 106% face ao ano anterior.
A Autoeuropa registou no ano passado um aumento de 106% na produção relativamente a 2017 e já representa 1,6% do Produto Interno Bruto (PIB), anunciou a empresa nesta quarta-feira, baseando-se nos dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística.
De acordo com a administração, em 2018, a fábrica de automóveis da Volkswagen em Palmela registou também um aumento de 67% na exportação de bens e teve um impacto de 5% no valor das exportações portuguesas.
Segundo uma nota de imprensa da Autoeuropa, "estes indicadores revelam o impacto positivo que a fábrica de Palmela teve na economia nacional no ano transacto, período em que foram produzidas 223.200 unidades (mais 106% que em 2017), um volume que equivale a 75% de toda a produção automóvel em Portugal".
De acordo com a Autoeuropa, além do aumento de produção de automóveis, a unidade de prensas também contribuiu para o aumento significativo de produção do ano passado, com a exportação de cerca de 20 milhões de peças, resultado que "reforçou o papel da Volkswagen Autoeuropa como segundo maior exportador nacional".
A Autoeuropa salienta ainda que tem previsto para o ano de 2019 um novo investimento de 110 milhões de euros, com o objectivo de aumentar a capacidade de produção do T-Roc.
Este investimento de 110 milhões de euros na fábrica de Palmela, que tem actualmente cerca de 5800 colaboradores, destina-se, também, à expansão da unidade de cunhos e cortantes, responsável por vários projectos para o grupo Volkswagen.
A Autoeuropa está a produzir diversos modelos para a marca alemã, designadamente os monovolumes Volkswagen Sharan e Seat Alhambra, bem como o novo T-Roc, veículo responsável pelo aumento significativo da produção na fábrica de Palmela.