A estreia da rota Porto-Dubai está marcada para 2 de Julho e a Emirates não faz por menos: a companhia dos Emirados Árabes Unidos vai passar a oferecer quatro ligações directas por semana.
O futuro é o presente do Dubai
Os passageiros do Norte passam assim a beneficiar de uma ligação facilitada ao emirado. E vice-versa: "O Porto está actualmente a desfrutar de maiores níveis de turismo, o que acaba por se reflectir no crescimento do número de visitantes para Portugal como um todo", diz, em comunicado, o presidente da companhia, Tim Clark. Em Portugal, a Emirates já serve Lisboa com dois voos diários.
Por outro lado, "não só o Porto beneficiará", referem, mas também "cidades como Vigo e Santiago de Compostela, pela proximidade" à Invicta.
As ligações Porto-Dubai serão efectuadas, segundo adiantam em comunicado, num Boeing 777-300ER. O aparelho está configurado com "três classes" mas, em grande destaque para quem prefere pagar por um voo mais luxuoso, estão as "oito suítes privadas" - garantidamente "Primeira Classe".
Há ainda, detalham, 42 "assentos reclináveis" na classe executiva, a que se juntam 310 "assentos espaçosos" na classe económica. Mas, "seja em que classe for", a Emirates promete "altos níveis de conforto ao viajar", incluindo no serviço a bordo, com "refeições de inspiração regional e bebidas de cortesia", "mais de 4000 canais de entretenimento" ou "produtos e serviços a pensar nas crianças". A companhia faz ainda questão de sublinhar que a tripulação inclui "membros portugueses".
Uma pesquisa no site para o voo Porto-Dubai dava valores de cerca de 600 euros ida-de-volta em Julho. Isto em económica: a mesma viagem em executiva surgia por 2842 euros e a especialíssima primeira classe custa 7500 euros.
A aposta da Emirates não é apenas nos voos directos para o emirado, já que a partir da plataforma aérea no Dubai a companhia realiza voos para toda a sua rede global - no caso, com destaque para as rotas Ásia, Austrália, Médio Oriente e mesmo África - a companhia faz questão de destacar destinos como Luanda, Joanesburgo, Banguecoque, Xangai, Hong Kong, Melbourne e Sydney.
Por fim, mas não menos importante, a companhia foca a importância da rota para as exportações portuguesas: o novo voo vai oferecer "até 18 toneladas de capacidade de carga" e a Emirates dá mesmo exemplos das indústrias que poderão lucrar com a ligação directa: "roupa, calçado, peças para automóvel e cortiça".
Do Dubai até à Índia há mais do que um mar de distância