Falha no FaceTime permitia ouvir a outra pessoa mesmo que a chamada não fosse atendida
A Apple afirma estar a trabalhar para resolver o problema. Até lá, a opção de chamada de grupo através do FaceTime foi desactivada pela empresa.
Uma falha informática da Apple permite ouvir todos os sons captados através do iPhone do destinatário de uma chamada via FaceTime mesmo antes de a chamada ser atendida. A falha na aplicação de chamada de vídeo disponível para os telemóveis da Apple foi detectada por alguém que se adicionou a si próprio à chamada. A chamada de grupo permite ouvir todas as pessoas, mesmo que um dos destinatários não tenha ainda atendido.
O resultado desse teste foi divulgado no Twitter através de um vídeo.
Curiosamente, a falha técnica foi divulgada esta segunda-feira, data em que se assinala o Data Privacy Day (Dia da Privacidade dos Dados). Sem se referir à falha, o presidente da empresa, Tim Cook, afirmou: “Devemos continuar a lutar pelo mundo em que queremos viver”. “Neste Dia da Privacidade dos Dados, vamos todos insistir para reformar as protecções vitais da nossa privacidade. Os riscos e perigos são reais e as consequências são demasiado importantes”, vincou numa mensagem partilhada no seu Twitter.
Também desde esta segunda-feira, a página de apoio ao cliente da Apple indica que as chamadas de grupo através do FaceTime estão “temporariamente indisponíveis” devido a um “problema não especificado”.
Um porta-voz da Apple citado pela Reuters afirma que a empresa “está a par desta falha” e que até ao final da semana irá disponibilizar uma actualização para a resolver. Até lá, os utilizadores poderão desactivar a aplicação. É essa a sugestão de Jack Dorsey, co-fundador do Twitter, que esta segunda-feira aconselhou os utilizadores a desactivarem o FaceTime até que a Apple resolva o problema.
Se quiser desactivar o FaceTime, vá até às definições gerais do seu iPhone e procure pela aplicação. Depois é só deslizar o botão para a esquerda.