"Portugal é favorito" a vencer Europeu feminino, diz seleccionador

Luís Conceição deu a conhecer a lista final de convocadas para a final a quatro da competição, a acontecer no próximo mês, em Gondomar.

Foto
A selecção portuguesa de futsal feminino aponta ao título europeu LUSA/PAULO NOVAIS

O seleccionador português de futsal feminino, Luís Conceição, considerou esta segunda-feira que a sua equipa tem de se assumir como favorita a vencer a primeira edição do Europeu, mas alertou para a qualidade de Ucrânia, Espanha e Rússia.

"Portugal é favorito, como qualquer das selecções presentes. Qualquer uma pode sair vencedora. Temos de nos assumir, queremos muito vencer e fazer história para o futsal português. Dentro desta lógica, assumimo-nos como candidatos", afirmou o técnico luso, depois de anunciar as 14 eleitas, que vão representar Portugal no Pavilhão Multiusos de Gondomar.

A equipa das "quinas" terá pela frente nas meias-finais, no dia 15 de Fevereiro, a selecção ucraniana, um adversário que Luís Conceição define como "agressivo e muito físico".

"Temos feito alguns jogos com a Ucrânia e temos vencido, mas têm sido jogos equilibrados e com pouca diferença de golos. Vai ser uma selecção que nos vai criar dificuldades, porque são muito físicas a disputar os duelos individuais e muito agressivas. Vamos ter de ter argumentos para superá-las", analisou.

Jogar em território nacional pode ter um impacto importante nas suas jogadoras, segundo Luís Conceição, embora lembre que é preciso estarem "focadas" para a "exigência" dos jogos.

"Pode ser importante o factor casa e dar-nos algum favoritismo, sem dúvida. Sabemos que o público português, quando é preciso estar presente, dar apoio e força, diz presente e vai-nos ajudar", terminou.

Portugal carimbou a presença entre as quatro melhores selecções da Europa graças aos triunfos frente à República Checa (12-0), à Finlândia (3-1) e à Sérvia (11-0).

A fase final realiza-se no Pavilhão Multiusos de Gondomar, onde a equipa das 'quinas' vai defrontar a Ucrânia nas meias-finais, em 15 de Fevereiro, enquanto a Espanha enfrenta a Rússia, no mesmo dia. A final da competição está agendada para dia 17.