Na Fox acabam Segurança Nacional e Uma Família Muito Moderna, mas teremos sempre Friends
Com 53 estreias para 2018 e 2019, os canais Fox apresentaram as suas novidades na noite desta quarta-feira e deram o seu contributo para o “Peak TV” à portuguesa. A nova The Passage é a sua grande aposta.
Parece haver cada vez mais séries e programas para ver? Só nos canais Fox são mais de 230 e se há dois anos, numa das primeiras apresentações em formato showcase que os canais fizeram em Portugal apresentaram 37 títulos, dos quais 11 novas séries, na apresentação da noite desta quarta-feira os canais prometeram 53 estreias. Para já sem nenhum dos títulos que a crítica mais tem elogiado nos últimos meses, mas com promessas inéditas para 2019 e os finais de Segurança Nacional, Uma Família Muito Moderna e o regresso de todo o Friends, os canais dão o seu contributo para o “Peak TV” à portuguesa.
“Estamos de facto na época de ouro das séries”, diz num comunicado distribuído aos jornalistas o director geral dos canais Fox, Luís Fernambuco. O responsável português faz assim eco das palavras de John Landgraf, do canal americano FX, o autor em 2016 da expressão “Peak TV”, que descrevia o número inédito de novas séries nos EUA e que este ano já actualizou a sua previsão de que não chegámos a um pico com um fim à vista, mas sim planamos numa “era dourada” que parece não ter fim na vitalidade produtiva. Segundo dados dos canais Fox e National Geographic e da Gfk, que mede as audiências em Portugal, os canais (que incluem ainda o 24Kitchen) afirmam-se líderes em share (14,7% do seu sector de televisão por subscrição) “mas também em séries estreadas” e outras iniciativas como exposições ou projectos comerciais.
Dessas 53 estreias para 2018-19, os nomes mais sonantes vêm do passado e das novidades dos canais generalistas americanos, mais abrangentes em termos de público. The Passage é “a grande aposta da Fox nesta temporada”, diz o canal, tendo por base o livro (primeiro de uma trilogia) A Passagem, de Justin Cronin. Um drama sobrenatural que inclui os inevitáveis vampiros, é produzida por Matt Reeves e Ridley Scott e tem como protagonista Mark-Paul Gosselaar. Só está prevista para 2019 (está agendada para se estrear a 14 de Janeiro na Fox dos EUA), bem como The Enemy Within, série da NBC com Jennifer Carpenter como uma ex-agente da CIA presa por alta-traição. Magnum P.I., da CBS, é a primeira das novas séries do canal principal a chegarem, com estreia a 20 de Novembro, com um cheiro a anos 1980 mas já sem o original Tom Selleck e com Jay Hernandez no seu lugar.
Na Fox, ainda para 2019 e sem datas mais precisas, estarão o regresso de Segurança Nacional, para a sua oitava e última temporada, e da muito popular mas pouco aplaudida pela crítica terceira temporada de MacGyver. A FoxLife vai ainda ter mais uma série "médica", New Amsterdam (6 de Dezembro), bem sucedida nas audiências nos seus primeiros episódios nos EUA (estreou-se na NBC a 25 de Setembro) mas recebida tepidamente pela crítica, e nova série de advogados, Proven Innocent, esta só para 2019.
No seu canal de comédia, vai estrear, eventualmente em 2019, a décima e muito provavelmente última temporada de Uma Família Muito Moderna e a 30.ª de Os Simpsons – isto numa altura em que, a par de Uma Família Muito Moderna, o outro gigante da comédia de grande alcance também se começa a despedir. A Teoria do Big Bang começa a sua volta final já sábado dia 10 de Novembro no concorrente AXN White.
Na Fox Comedy, são sobretudo séries mais antigas a marcarem o anúncio desta quarta-feira, como The Carmichael Show (de 2015, que vai chegar já a 24 de Dezembro) e títulos já cancelados nos EUA como LA to Vegas (2018) e Odd Mom Out (cancelada após três temporadas) ou em hiato como Marlon, de Marlon Wayans, e que chegará em 2019. Nenhuma é tão antiga, mas também nunca tão icónica quanto Friends, que apesar de estar integralmente no Netflix voltará à televisão convencional a 17 de Dezembro para as férias de Natal nostálgicas — ou dos espectadores mais jovens que a têm vindo a redescobrir.
Na Fox Comedy, as excepções verdadeiramente novas para 2019 são The Cool Kids, sobre um residente de um lar de idosos, e Single Parents, de Liz Meriwether (Jess e os Rapazes), que acaba de se estrear nos EUA com Taran Killam e Leighton Meester e versa sobre a identidade perdida dos pais assoberbados. Quem também regressa, mas já na Fox Crime e com nova pele – a de Rowan Atkinson – é o detective Maigret, para uma série de telefilmes.