A nova plataforma online CVTube, que será apresentada quinta-feira, vai permitir a criação de currículos em vídeo, pretendendo "melhorar a empregabilidade dos jovens", anunciou esta terça-feira em comunicado a Universidade do Minho (UMinho), uma das entidades envolvidas no projecto.
Em comunicado enviado à Lusa, a UMinho explica que o projecto, que será apresentado em Praga, República Checa, envolveu a sua spin-off Edit Value e cinco parceiros da República Checa, Alemanha e Espanha. Foi financiado ao longo de dois anos pelo programa Erasmus+ da União Europeia.
Segundo o texto, o CVTube possibilita ao jovens e/ou estudantes criar vídeos de apresentação, ligados ao seu curriculum vitae (CV) online, para "potenciar de forma original e criativa a oportunidade de seduzir e contactar potenciais empregadores".
A UMinho salienta que a língua portuguesa é uma das cinco listadas, sendo que os candidatos podem gerir os conteúdos de forma autónoma, embora a ferramenta disponha de "tutoriais, exemplos apelativos de CV em formato de vídeo, dicas audiovisuais e vários conselhos, como dar informações fidedignas, usar vocabulário adequado, estar confiante e valorizar a sua singularidade".
"Acredito que a ferramenta vai melhorar a empregabilidade dos jovens, a ligação entre o sector empresarial e os potenciais empregadores e, ainda, a mobilidade daqueles que não conseguem emprego no seu país de origem", explica Pedro Camões, líder da equipa da Escola de Economia da UMinho responsável pelo design e pelas especificações da ferramenta.
A plataforma interactiva serve ainda, refere o texto, de repositório de CV de jovens de toda a Europa, "sendo por isso uma oportunidade para empregadores a nível nacional e internacional fazerem uma selecção eficaz dos candidatos mais adequados e de um modo diferente".