A Animais de Rua promove até 1 de Julho a segunda edição do leilão literário solidário. A iniciativa partiu de Richard Zimler, que em 2017 se lembrou de fazer esta iniciativa, desafiando outros escritores para se juntarem esta causa dois em um: por um lado ajudar a Animais de Rua, por outro promover a leitura.
Este ano, a associação de defesa de animais pôs a leilão 137 livros, 113 deles diferentes. As obras foram autografadas e doadas por 65 autores da literatura lusófona da actualidade e editoras. Por cada livro vendido será oferecido um marcador de livros da Animais de Rua.
O leilão tem lugar na página de Facebook da Animais de Rua e o valor angariado reverte integralmente para a associação. A base de licitação para todas as obras é de 5 euros, com incrementos mínimos de 1 euro. As obras que têm mais do que um exemplar disponível serão disponibilizadas pelo valor da licitação mais alta, ao número de licitadores vencedores correspondente. No fim do leilão, os vencedores serão contactados através do Facebook e terão três dias para entrar em contacto com a associação, através do endereço joana.ribeiro@animaisderua.org; no fim desse período, os livros serão disponibilizados ao licitante seguinte.
A primeira edição, realizada o ano passado, contou com a colaboração de 55 escritores que ofereceram 100 títulos. A Animais de Rua foi criada em 2005 por um grupo de amigos que decidiu juntar dinheiro para esterilizar uma colónia de gatos do Porto. A sua missão principal passa exactamente por esterilizar animais de rua — e já o fez com mais de 15 mil.