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Eléctrico 24 volta a circular, após 23 anos de suspensão

A carreira está suspensa desde 1995. O percurso vai iniciar-se em Campolide e terminar na Praça Luís de Camões. O objectivo é que chegue até ao Cais do Sodré.

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Foram instalados novos carris e novo material em Campolide e no Cais do Sodré para receber a carreira 24 gmw guilherme marques

O eléctrico 24 vai voltar a circular nas ruas de Lisboa a partir de terça-feira, fazendo a ligação entre Campolide e, "para já", a Praça Luís de Camões, anunciou a Câmara Municipal de Lisboa (CML).

"Dia 24 de Abril o Eléctrico 24 regressa às ruas de Lisboa! Menos Carros Mais Carris", lê-se numa publicação na página oficial da autarquia no Facebook, publicada na sexta-feira à noite. A CML esclarece que o percurso irá iniciar-se em Campolide, passando pela Rua das Amoreiras, Jardim das Amoreiras, Rato, Rua da Escola Politécnica, Príncipe Real, Ascensor da Glória e Largo Trindade Coelho, finalizando "para já" na Praça Luís de Camões.

O plano da Carris (gerida pela Câmara de Lisboa desde Fevereiro de 2017)  previa o regresso da linha 24 com ligação do Cais do Sodré a Campolide.

O eléctrico 24 começou a circular em 1905, ligando o Rossio a Campolide. Noventa anos depois, em Agosto de 1995, a carreira foi provisoriamente suspensa, devido à construção de um parque de estacionamento em Campolide, que inviabilizava a circulação de eléctricos, assim permanecendo até hoje.

Em 2015 foi lançada uma petição online pela reactivação daquela linha, que ligava o Cais do Sodré a Campolide, iniciativa da Plataforma Eléctrico 24, que agrega várias associações de Lisboa.

Os peticionários defendiam a importância desta reactivação referindo que "a linha de eléctrico é a única linha que liga a zona ribeirinha do Cais do Sodré/São Paulo à Sétima Colina, trepando a Rua do Alecrim e da Misericórdia até à Igreja de S. Roque e Jardim de São Pedro de Alcântara e Príncipe Real, seguindo depois ao longo de toda a Rua da Escola Politécnica em direcção ao Rato e às Amoreiras".

Além disso, alegavam, "desde que a Carris suprimiu a carreira [de autocarro] 790, o eixo R.Alecrim/Misericórdia/Escola Politécnica está reduzido a uma única carreira (758), que, além de ser poluente e não cumprir horários, não tem conseguido dar resposta ao nível intenso de procura pelos passageiros".

Em Dezembro de 2011 a Assembleia Municipal de Lisboa aprovou uma moção pela reposição do histórico eléctrico 24 - Cais do Sodré/Campolide. Na altura, a Carris afirmou que o assunto não era "prioritário a curto prazo". Em Abril do ano passado, o presidente da CML, Fernando Medina revelou que a autarquia estava "a instalar novos carris e novo material no Cais do Sodré e em Campolide" para poder reactivar o elétrico 24 "o mais breve possível".