SEAT Ibiza, o utilitário "ultrapassou" os SUV e é Carro do Ano'18
Na diferença pode estar a perfeição e entre um mar de SUV acabou por sobressair um utilitário: o SEAT Ibiza é Carro do Ano 2018, com factores como dinamismo, sentido prático e relação qualidade-preço anunciados pela marca de Martorell a levarem a melhor sobre a funcionalidade e a robustez apregoadas pelos modernos sport utility vehicles.
Em sete finalistas, apenas dois não concorriam pelo segmento da moda, o SEAT Ibiza, que se sagrou vencedor, acumulando o primeiro lugar na sua classe, e o Kia Stinger, um executivo cheio de alma e trejeitos de desportivo, que na sua classe acabaria destronado pelo BMW 520D. Entre os SUV finalistas, estavam Citroën C3 Aircross, Hyundai Kauai, Škoda Kodiaq (vencedor do seu lote), Volkswagen T-Roc e Volvo XC-60.
De referir que, ao contrário do que acontece nas classes, em que é apreciada uma versão específica de cada modelo, para o título de Carro do Ano a avaliação incide sobre toda a gama, quer de motorizações quer de equipamento, levando-se em consideração desde as propostas mais básicas até às mais recheadas.
No caso do SEAT Ibiza, Essilor Carro do Ano 2018 / Troféu Volante de Cristal, a nova geração representou um significativo salto de qualidade na vida de um modelo que soma mais de 30 anos e cinco gerações. Tendo estreado a plataforma MQB A0, surge ligeiramente menor em comprimento, mas mais espaçoso, fruto de uma maior distância entre-eixos, e com razoável mala (335l). Além disso, o facto de estar mais baixo e mais largo une-se a um design estilizado, de linhas expressivas, num jogo de luzes e de sombras, para lhe conferir um aspecto quase desportivo. Isto é ainda mais evidente na versão a concurso à Classe de Citadino do Ano, com nível de equipamento FR, que se distingue por elementos de design específicos (difusor traseiro, saídas de escape simuladas dos dois lados do pára-choques traseiro e um pack exterior preto) assim como pelos ajustes ao chassis (reduzido em 15mm) e às suspensões (amortecedores mais firmes e barra estabilizadora mais grossa). No interior, sobressaem os acabamentos cuidados e a montagem competente, com destaque para a adopção de uma alargada gama de sistemas de apoio ao condutor: front assist, cruise control adaptativo, entrada e arranque sem chave, etc. Curiosidade: esta é a segunda vez que o Ibiza conquista o título de Carro do Ano em Portugal — a primeira foi em 1994, com a segunda geração.
Vencedores, classe a classe
Depois de terem testado as várias versões dos 31 modelos a concurso durante cerca de três meses, as votações do júri, composto por 17 jornalistas em representação dos respectivos órgãos de comunicação social, PÚBLICO incluído, decidiram ainda os vencedores das várias classes a concurso.
No segmento dos Familiares, que se resumiu ao duelo entre o compacto de cinco portas Honda Civic e a carrinha i30 SW (o primeiro servido a gasolina e assente na proposta tricilíndrica de 129cv; o segundo, a gasóleo, com o 1.6 CRDi de 110 cv), foi a marca sul-coreana que levou a melhor, tendo somado pontos decisivos nos consumos/eficiência e na habitabilidade.
Nos Executivos, em que a parceira Kia tinha o Stinger entre os “sete magníficos”, acabaria por ser a berlina BMW Série 5 520D AT (190cv), pejada de tecnologia e com desafogadas cotas interiores e dinâmica excepcional, a vencer o título. Além do Kia Stinger, Audi A5 Sportback, Opel Insignia Grand Sport e Volkswagen Arteon completavam o rol de candidatos. Também entre os Desportivos/Lúdicos a luta era renhida, com propostas tão agressivas quanto dadas ao prazer de condução: Audi RS3, Honda Civic Type R, Hyundai i30 N, Mazda MX-5 RF e Volkswagen GTI. O consenso acabou por ditar que o musculado Type-R, com 320cv a “puxar” à frente e um binário máximo de 400 Nm disponível numa ampla faixa de rotação, se sagrasse vencedor.
Na mais competitiva (e concorrida!) categoria, a dos SUV/Crossovers, o veredicto não terá sido mais fácil. Havia 11 versões a concurso, entre mini-SUV e carros de grande porte, para todos os gostos e carteiras: Audi Q5, Citroën C3 Aircross, Hyundai Kauai, Kia Stonic, Mazda CX-5, Opel Crossland X, Peugeot 5008, SEAT Arona, Škoda Kodiaq, Volkswagen T-Roc e Volvo XC60. A escolha acabaria por recair no espaçoso e funcional Škoda Kodiaq, avaliado com a motorização 2.0 TDI de 150cv, acoplada a uma transmissão DSG.
Nos Ecológicos, o Kia Niro ditou o fim do “estado de graça” do Hyundai Ioniq (a concurso nas declinações eléctrica e “plug-in”), que no ano passado foi vencedor com a motorização híbrida.
Os prémios, organizados pelo semanário Expresso e canal televisivo SIC/SIC Notícias e entregues esta semana numa festa que visou também celebrar o bom momento vivido pelo sector, atribuiu ainda o Prémio Tecnologia e Inovação à Volkswagen, pela segunda geração do Emergency Assist. Já a organização decidiu destacar como Personalidade do Ano Carlos Tavares, o CEO do Grupo PSA.