Concurso para especialistas hospitalares será aberto até sexta-feira

Ministro da Saúde garantiu que ainda esta semana será publicado o despacho de abertura do concurso.

Foto
Médicos estão à espera há 10 meses por concurso que permite colocação em hospitais Rui Gaudencio

O ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, reiterou, nesta terça-feira, que até sexta-feira será publicado o despacho para abrir concurso para os cerca de 700 recém-especialistas hospitalares que aguardam há mais de dez meses por este procedimento. O ministro tinha sido questionado sobre o assunto pelos jornalistas à margem da apresentação da reunião intercalar, que decorrerá em Coimbra, da World Health Summit 2018 (Cimeira Mundial da Saúde).

Segundo o ministro, o despacho que permite abrir concurso para os cerca de 700 médicos que concluíram internato há mais de dez meses sairá em Diário da República até ao fim da semana. “Não é uma questão de luz verde ou luz vermelha [do Ministério das Finanças], é uma decisão do Governo; o Governo publicará o despacho esta semana”, afirmou.

Na semana passada, no Parlamento, o ministro da Saúde tinha já indicado que o despacho sairia esta semana, depois de ter passado mais de um mês a afirmar que o concurso seria aberto “dentro de dias”.

A Ordem dos Médicos considerou já uma vergonha nacional o atraso na abertura deste concurso e na semana passada um grupo de recém-especialistas da área hospitalar foi ao Parlamento para entregar uma carta a contestar o facto de 700 profissionais estarem há “quase um ano” à espera do concurso.

São 710 médios especialistas hospitalares que concluíram o internato há mais de dez meses e que aguardam a sua colocação final em hospitais do Serviço Nacional de Saúde.