Rio e Negrão partiram “do princípio” que bancada mudaria de líder
Fernando Negrão assume que é candidato e diz estar preparado para os resultados. “Não vou fazer nada para unir, porque não vou fazer nada para votarem em mim”, disse.
O deputado que é candidato a líder parlamentar do PSD assume que falou com Rio antes de avançar
Fernando Negrão revelou ter tido duas conversas com Rui Rio, uma antes e outra depois de avançar como candidato à liderança do PSD, partindo do pressuposto que Hugo Soares não se manteria no cargo. Em conferência de imprensa, o deputado considerou ter “condições” para propor a sua candidatura e desvaloriza um eventual pouco consenso em torno do seu nome. “Tive uma conversa com o doutor Rui Rio, sobre o grupo parlamentar de seguida apresentei a minha candidatura, e tive depois uma conversa com o doutor Rui Rio, depois de convocadas as eleições [esta quarta-feira]”, afirmou o deputado, revelando que o primeiro-vice-presidente será Adão e Silva, que tem o mesmo cargo na actual liderança parlamentar.
Questionado pelos jornalistas sobre se defendeu que Hugo Soares deveria continuar à frente da bancada, Fernando Negrão disse que a ideia da saída do actual líder foi um pressuposto da conversa. “Falámos sobre a possibilidade de nomes para a liderança parlamentar. Teremos partido os dois do princípio que esta liderança não se manteria”, afirmou, adiantando que terá falado com colegas deputados sobre a sua iniciativa, mas que não vai fazer um esforço de união: “Não vou fazer nada para unir, porque não vou fazer nada para votarem em mim”.
Questionado sobre o receio de receber muitos votos em branco, o deputado desvalorizou. Até porque, se houve apenas um candidato, basta um voto a favor para ser eleito. “Espero que tenha os votos necessários para ser eleito se não não me tinha candidatado. Os consensos são muito importantes mas quem almeja os 100% às vezes consegue falsos consensos”, afirmou.
Apoiante de Pedro Santana Lopes nas últimas directas, escusou-se a adiantar a sua posição sobre a estratégia de Rui Rio e remeteu para o congresso deste fim-de-semana.