Troço da variante para aliviar trânsito no norte da cidade pronto até ao fim do ano
Com grande parte do seu traçado de 1,8 quilómetros pronto ainda em Fevereiro, a variante vai ficar concluída até ao fim do ano. Faltavam 250 metros na intersecção com o leito de cheia do rio Torto.
A ligação entre a ETAR de Frossos e o centro comercial Nova Arcada, na zona norte da cidade, com a maioria do traçado pronto para abrir ao trânsito neste mês, deve estar concluída até ao final do ano. Na reunião de câmara desta segunda-feira, todos os vereadores reconheceram o interesse público da obra dos 250 metros junto à rotunda da ETAR, que não estava até agora licenciada devido ao impacto ambiental que poderia causar no leito de cheia do rio Torto, com o qual se cruzava.
“Iremos ter a declaração aprovada em Assembleia Municipal do dia 23 de Fevereiro. A partir daí, vai para o Ministério do Ambiente. Julgo que, até ao final do ano, a obra ficará concluída”, adiantou o presidente da câmara, Ricardo Rio.
Catalogando a nova via como uma “necessidade premente” para a dispersão do trânsito, sobretudo o que se regista junto ao nó de Infias — saída para a via rápida entre Braga e Vila Verde —, o autarca frisou que o município só se apercebeu que o troço não fora licenciado junto das autoridades competentes quando a obra, acordada desde 2007 para ficar a cargo da empresa dona do centro comercial, já estava em curso.
O executivo municipal, disse Rio, vai executar os 250 metros de estrada em falta, com os mais de 400 mil euros assegurados por “uma caução depositada pelo próprio promotor, e deseja, até ao final do mandato, em 2021, estender a variante para os parques industriais de Pitancinhos e de Adaúfe, no norte do concelho, próximos do Rio Cávado, e, em sentido inverso, para o nó de Ferreiros, a oeste, na saída para Barcelos, para criar uma “minicircular externa”.
O autarca prometeu ainda requalificar o rio Torto, com “algumas centenas de milhar de euros” para desobstruir o leito de cheia de forma a resolver os problemas com inundações, e para “tornar as margens mais aprazíveis”. Ainda sem projecto finalizado, a obra não deve terminar em 2018, reconheceu.
Os vereadores da oposição sublinharam que a obra no rio Torto já devia estar concluída há mais tempo, com Carlos Almeida, da CDU, força política que, em 2011, questionou o Governo de então sobre os problemas daquela linha de água, a pedir que o executivo vá além da “declaração de intenções” antes proferida e resolva os problemas sentidos pelos moradores quer no Verão, quer no Inverno.
Parque de Exposições volta a funcionar em Abril
Alvo de uma intervenção orçada em oito milhões de euros, o Parque de Exposições de Braga (PEB) tem “obrigatoriamente de estar a funcionar em pleno” a 28 de Abril para receber o congresso da Associação Portuguesa de Treinadores de Natação — integra o programa da Cidade Europeia do Desporto 2018 —, apesar da data da inauguração estar ainda por definir, adiantou Ricardo Rio, durante uma visita às obras.
Dotado de uma nave desportiva e de um centro de congressos em remodelação, o equipamento vai ter ainda um pequeno auditório com 250 lugares, novas salas de reuniões, uma nova praça em frente à entrada principal e estacionamento para mais de 600 veículos. O presidente da Câmara frisou que o novo PEB vai poder atrair não só conferências e feiras ligadas às actividades económicas, mas também acolher concertos e eventos desportivos, potenciando Braga a nível “comercial e turístico”.