Airbags obrigatórios no MotoGP em 2018
Medida implementada para aumentar segurança dos pilotos.
Os fatos dos pilotos das três classes do campeonato do mundo de MotoGP terão obrigatoriamente de estar equipados com sistemas de airbag já a partir da época de 2018, anunciou nesta quinta-feira a organização.
"[Os sistemas] têm de ser usados em todas as sessões por todos os pilotos permanentes e têm de estar activos em pista. Pilotos convidados são as excepções, e pilotos suplentes ficam isentos durante as duas primeiras provas em que participarem. A partir daí, os seus fatos devem cumprir as mesmas especificações", lê-se no comunicado.
A nova regulamentação determina que os airbags dever cobrir e proteger pelo menos os ombros e as clavículas, enquanto a protecção total ou da zona central das costas é opcional. Caso um fabricante opte pela protecção dorsal, esta deve abranger integralmente a coluna vertebral, sendo autorizadas pequenas variações em função de especificidades de cada sistema e da morfologia de cada piloto.
"Cada sistema de airbag tem de passar uma série de testes para demonstrar que cumpre integralmente o regulamento. Os testes vão deste a bateria à electrónica, passando pelo tempo que demoram a ser accionados e insuflados. O accionamento acidental, parâmetro a ter em conta, não deve em caso algum impedir o piloto de controlar a mota ou causar um acidente", acrescenta o comunicado.
A organização sublinha que "esta regulamentação é um novo passo em termos de segurança, com a FIM (Federação Internacional de Motociclismo), a Associação Internacional de Equipas (IRTA) e a Dorna (detentora dos direitos comerciais do MotoGP) totalmente empenhados em tornar o MotoGP o mais seguro possível".
Com o português Miguel Oliveira a cumprir o terceiro ano em Moto2, a classe intermédia, a época arranca no Grande Prémio do Qatar, em 18 de Março, e termina no Grande Prémio da Comunidade Valenciana, em 18 de Novembro.