Diogo Costa Amarante no júri da competição de curtas da Berlinale
O cineasta português venceu a competição há um ano com Cidade Pequena.
Vencedor do Urso de Ouro da Curta-Metragem em Berlim faz agora um ano com Cidade Pequena, o realizador Diogo Costa Amarante será este ano um dos membros do júri da competição de curtas-metragens do Festival de Berlim. Ao seu lado estarão a cineasta e académica Jyoti Mistry e o programador e realizador americano Mark Toscano, a quem caberá atribuir os Ursos de Ouro e Prata da Berlinale Shorts, a competição oficial de formatos curtos do certame alemão.
Antes da sua vitória em 2017 com Cidade Pequena, Diogo Costa Amarante estivera já a concurso na Berlinale Shorts em 2014 com As Rosas Brancas, e participara em 2009 na plataforma de networking Berlinale Talents; foi o terceiro cineasta português a vencer o Urso de Ouro das Curtas em cinco anos, depois de Leonor Teles com Balada de um Batráquio em 2016 e João Salaviza com Rafa em 2012.
O festival de Berlim terá lugar de 15 a 25 de Fevereiro próximos, com a abertura a cargo da nova aventura de Wes Anderson na animação, Ilha dos Cães. Apesar de grande parte da programação estar ainda “no segredo dos deuses”, sabe-se já que os novos filmes de Gus van Sant (Don’t Worry, He Won’t Get Far on Foot, com Joaquin Phoenix) e Benoît Jacquot (Eva, com Isabelle Huppert) farão parte da competição oficial.