Itália declara estado de emergência após explosão de refinaria na Áustria

Polícia atribui acidente a uma falha técnica.

Fotogaleria
LUSA/MOETZ / RKNOe HANDOUT
Fotogaleria
LUSA/CHRISTIAN BRUNA
Fotogaleria
LUSA/CHRISTIAN BRUNA

A Itália declarou esta terça-feira o estado de emergência devido à falta de abastecimento de gás, noticia a Reuters. O problema de abastecimento "grave", assim descrito pelo ministro italiano da Indústria, foi causado por uma explosão seguida de incêndio, esta manhã, numa refinaria em Baumgarten an der March, a leste de Viena, na Áustria, e junto à fronteira com a Eslováquia.

A refinaria, que recebe anualmente cerca de 40 mil milhões de metros cúbicos de gás, é um importante nó da rede de abastecimento que serve vários países europeus.

No mercado italiano, o preço do gás aumentou 97% e atingiu um recorde de 47€ por megawatt/hora. No Reino Unido, o maior mercado de gás europeu, o preço do gás para entrega imediata aumentou 35% para o nível mais alto dos últimos quatro anos.

A empresa Gas Connect Austria, que gere a refinaria de Baumgarten an der March, confirma que o abastecimento foi afectado pela explosão. O gasoduto proveniente da Eslováquia foi encerrado, informou a operadora Eustream. A russa Gazprom Export, principal fornecedora de gás na Europa, indicou que está a tentar redireccionar os fluxos de gás e garantir o abastecimento no continente.

Em Baumgarten an der March, a explosão desta manhã provocou pelo menos um morto e 18 feridos. A polícia austríaca, através do Twitter, assegurou que a situação está controlada e atribuiu o acidente a uma falha técnica.

Sugerir correcção
Comentar