Língua Franca e António Zambujo nomeados para prémios Grammy Latinos

Os prémios serão entregues a 16 de Novembro em Las Vegas, Estados Unidos.

Foto
António Zambujo NFACTOS / Pedro Granadeiro

O álbum Até pensei que fosse minha, de António Zambujo, e um tema do projecto luso-brasileiro Língua Franca são candidatos aos prémios Grammy Latino, segundo a lista de nomeados revelada hoje pela organização.

Até pensei que fosse minha, o disco em que António Zambujo recria canções de Chico Buarque, está nomeado para o Grammy Latino de "Melhor álbum de música popular brasileira".

O álbum apresenta 16 canções de vários períodos da carreira de Chico Buarque, de Morena dos olhos d'água a João e Maria e Valsinha, numa escolha sentimental, como contou António Zambujo à Lusa quando o disco saiu no Outono de 2016.

Para os Grammy Latino está também nomeada— na categoria "Melhor canção urbana" — a música A chapa é quente!, escrita por Emicida e Rael no projecto de hip-hop luso-brasileiro Língua Franca, do qual fazem ainda parte os portugueses Capicua e Valete.

O colectivo editou um álbum, homónimo, em maio passado com produção do português Fred Ferreira e dos brasileiros Kassin e Nave.

"A língua, a música (o rap especificamente), e esse posicionamento, essa militância, essa missão, acabam por fazer com que sejamos quatro rappers que temos muito em comum e isso nota-se no disco e na forma como a mistura dos quatro resultou numa coisa tão especial", afirmou a rapper Capicua à Lusa em Maio.

De acordo com a lista de nomeados, a edição deste ano dos Grammy Latino é liderada pelo artista porto-riquenho Residente, com nove nomeações.

Considerados os prémios mais importantes da música latina, os Grammy Latinos serão entregues a 16 de Novembro em Las Vegas, Estados Unidos.

Em 2014, a organização atribuiu um Grammy Latino de Carreira ao fadista Carlos do Carmo.